Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Segunda Epístola de Paulo aos Tessalonicenses

II TESSALONICENSES

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Paulo havia escritos anteriormente com a finalidade de ajudá-los a crescer na fé, confortando-os e encorajando-os, afirmando a realidade da parousia de Cristo. Pouco tempo depois, Paulo recebe a notícia de que os Tessalônicos entenderam mal o ensino da parousia de Jesus. Seu anuncio de que Jesus poderia voltar a qualquer momento, fez com que muito se acomodassem, chegando a ponto de não quererem mais trabalhar, esperando por Cristo, e se justificando nos escritos do apóstolo.
Paulo então envia essa segunda epístola a essa jovem igreja. Nela, Paulo repassa instruções adicionais com respeito à segunda vinda de Jesus e do Dia do Senhor. Ela dá continuidade a primeira epístola e faz uma chamamento a uma vida de coragem contínua e a uma conduta coerente como testemunhas de Cristo.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Após a primeira carta ser enviada, Paulo continuou receber relatórios da situação de Tessalônica, onde, a parousia de Cristo continuava a ser um tema intensamente referido, do qual, alguns estavam abusando e expondo a pontos de vistas errôneos. Então Paulo, escreve a segunda epístola para explicar diretamente as áreas problemáticas da parousia, para encorajar os de coração fraco e repreender os ociosos, tornando claro alguns aspectos da segunda vinda do Senhor.
Paulo ainda tem outros motivos para ter escrito essa epístola, sendo alguns deles: para felicitá-los por seu crescimento espiritual; para consolá-los em suas perseguições; e para corrigir a conduta desordenada em meio à igreja.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
A primeira epístola foi escrita no fim de 50 d.C. ou inicio de 51 d.C., pelas evidências internas da epístola, conclui-se que a segunda Tessalonicenses foi escrita logo depois, quando Paulo estava em Corinto, com Silas e Timóteo.
Sendo assim, a maioria dos estudiosos estão de acordo que a segunda epístola de Paulo aos Tessalonicenses fora escrita poucos meses depois da primeira, datando-a em meados ou final de 51 d.C.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Quando Timóteo e Silas se encontraram com Paulo, em Corinto, a primeira epístola foi escrita com base no relatório que Timóteo trouxera, a fim de encorajar a igreja e dar algumas instruções desses problemas. Pouco tempo depois, chegaram a Paulo relatórios, de fontes não identificadas, acerca da igreja. Assim, ele escreveu uma segunda epístola, o que automaticamente leva a entender e aceitar que ele ainda se encontrava em Corinto quando escrevera II Tessalonicenses.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
Assim como a primeira epístola aos Tessalonicenses, essa epístola foi escrita para os tessalônicos, que eram a maioria, ou todos, eles não-judeus, isto é, pagãos. Eles deixaram os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Por isso, também foram perseguidos pelos seus patrícios.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Ora, o Senhor encaminhe o vosso coração no amor de Deus e na paciência de Cristo. Mandamos-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, nem de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós” (II Ts. 3:5-8)

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo encerra a epístola aconselhando os irmãos a não se misturarem com aqueles que não querem largar a ociosidade, contudo tratando cada vida com amor e vendo-os como irmãos. Após esse pedido, Paulo faz uma oração pelos tessalônicos, os saúdam e se despede ministrando como de costume em suas cartas, a benção apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário