Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Epístola de Paulo a I Timóteo

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Juntamente com a epístola a Tito, I e II Timóteo forma as chamadas epístolas pastorais. Timóteo foi discípulo e colaborador de Paulo, e é mencionado ou está sempre junto com o apóstolo quando este escreve suas epístolas.
No papel de um jovem ministro, Timóteo enfrentou todos os tipos de pressões, conflitos e desafios da igreja e da cultura que estava à sua volta. Para aconselhar e encorajar Timóteo, Paulo enviou essa epístola extremamente pessoal. Essa epístola confirma o relacionamento entre Paulo e Timóteo. Paulo inicia o seu conselho paternal, advertindo Timóteo a respeito dos falsos mestres e exortando-o a se apoiar em sua fé em Cristo. A seguir, Paulo examina a adoração pública, enfatizando da oração e da ordem nas reuniões da igreja.
Esta epístola contém muitas lições, principalmente no que concerne o relacionamento entre o líder e o seu discípulo.
Estamos longe de uma rígida organização jurídica, mas podemos dizer que temos aqui um verdadeiro ponto de partida para a reflexão teológica sobre o ministério na igreja.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Essa epístola foi escrita para aconselhar e encorajar o jovem ministro. Demonstra que Timóteo precisa desempenhar com firmeza e coragem a função ou o dom que recebeu de Cristo, exorta-o a tornar-se anunciador e defensor da verdade, a cuidar do crescimento organizacional da igreja e refutar os falsos mestres.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
I Timóteo foi escrita provavelmente entre o primeiro e segundo encarceramento de Paulo, ou seja, entre 61/62 e 67 d.C.
Alguns críticos defendem a teoria que essa epístola foi escrita por um autor desconhecido que, entre 30 e 50 anos depois da morte de Paulo, escreveu em nome do apóstolo, a fim de promover determinadas doutrinas, no entanto, não existe fundamento histórico para essa teoria, e a data provável da escrita é cerca de 64 d.C.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Essa epístola foi escrita provavelmente antes de seu último encarceramento em Roma. Por ter apelado a César, Paulo foi enviado como prisioneiro a Roma. A maioria dos estudiosos acredita que o apóstolo foi libertado em aproximadamente 62 d.C., e que o apóstolo deva ter viajado nos anos seguintes.
No seu tempo de liberdade ele visitou novamente muitas igrejas na Ásia e na Macedônia, de onde escreveu essa epístola.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
“ a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé...” (I Tm. 1:2). Como é uma carta pessoal e as próprias evidencias internas da epístola deixa claro que ela foi escrita para o jovem ministro de Cristo Timóteo.
É evidente que ela é aplicada a todas as épocas e tempos e instrui convidando a defesa da fé todos os líderes cristãos.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (I Tm. 4:12).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo encerra essa epístola dizendo que o núcleo fundamental da fé é o compromisso do cristão com Deus e principalmente o seguimento de Jesus Cristo. É neste seguimento que se manifesta totalmente o Deus vivo.
A igreja não deve ser apenas uma instituição profissionalmente organizada; deve ser organizada de forma que Cristo possa ser honrado e glorificado.
É preciso guardar a fé que foi depositada em Cristo Jesus, pois ela é primordial para a vitória do servo de Deus. Por fim, Paulo se despede de Timóteo desejando a graça de Deus sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário