Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Epístola de Paulo aos Gálatas

GÁLATAS

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Essa epístola representa nosso alvará para a liberdade cristã, por isso, que muitos a chamam como a carta magna cristã. Nesta tão profunda epístola, Paulo proclama a realidade de nossa liberdade em Cristo – livres da lei e do poder do pecado, a fim de, servimos ao Senhor, que é vivo e presente.
Grande parte dos primeiros convertidos e líderes da igreja primitiva era formado por judeus cristãos que proclamavam Jesus como Messias. Como judeus cristãos, lutavam contra uma dupla identidade, onde sua tradição judaica os obrigava a serem rígidos seguidores da lei, mas sua recém-encontrada fé em Cristo os convidava a celebrar uma santa liberdade.
Eles estavam curiosos por entender como gentios podiam fazer parte do Reino de Deus. Essa controvérsia dividia a igreja primitiva. Os judaizantes, uma facção de judeus extremistas dentro da igreja ensinava que os cristãos gentios eram obrigados a obedecer às leis e tradições judaicas, além de sua fé em Cristo.
Essa epístola é um escrito que refuta essas idéias judaizantes, levando os crentes a viverem o evangelho, puro, original e santo. A salvação é pela graça de Deus, pela fé em Jesus Cristo, e nada mais.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Após algum tempo que Paulo partiu da Galácia, apareceram certos mestres judeus insistindo em que os gentios não podiam ser cristãos sem também observar a lei de Moisés. Os gálatas estavam aceitando a doutrina deles com a mesma sinceridade com que originalmente aceitaram a mensagem do Evangelho por meio de Paulo.
Quando Paulo fica sabendo desses acontecimentos, escreve essa epístola para lhes explicar que a circuncisão, embora tivesse sido parte necessária da vida nacional dos judeus, não fazia parte do evangelho de Cristo e absolutamente não dizia respeito à salvação. Explicou que todos são justificados pela fé em Cristo Jesus.
Paulo ainda escreve para combater a perversão do evangelho e para restaurar estes cristãos gálatas à liberdade espiritual, que uma vez desfrutaram em Jesus Cristo. Paulo defende o seu apostolado e autoridade de proclamar o evangelho da graça e da fé, demonstrando a superioridade do único e verdadeiro evangelho sobre as perversões legalistas dos mestres do erro.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Para se fixar uma data mais precisa para a escrita de Gálatas deve se considerados considerar a identificação das igrejas como sendo ou da Galácia do Norte ou da Galácia do Sul, esse ponto é fundamental para se chegar a uma data considerável da epístola aos Gálatas.
Se aceitar a teoria da Galácia do Norte, ou seja, o norte da Ásia Menor, então a data da escrita da epístola aos Gálatas seria extremamente difícil, pois não há praticamente nenhum indício, no livro de Atos, que nos permita acompanhar nesse livro histórico as atividades do apóstolo Paulo nessa região citada. Contudo, se essa teoria está com a razão, então o ano de 52 d.C. seria uma data razoável para a escrita da epístola. Mas outros estudiosos ainda atribuem a data da epístola a 57 ou 58 d.C.
Se aceitar a teoria da Galácia do Sul, como razoável a escrita da epístola, então, uma data mais antiga é possível, ocorrendo por volta de 49-50 d.C, logo pós o Concílio de Jerusalém. Essa é a teoria mais aceita, pois possui uma maior extensão do comércio daquela época.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Como vimos na data, se a teoria do Norte está com a razão, então a localidade mais provável de onde Paulo escreveu essa epístola foi a cidade de Éfeso, onde permaneceu por três anos.
No entanto, como se aceita como mais provável a teoria do Sul, então o lugar de origem da escrita de Paulo aos Gálatas poderia ser Antioquia da Síria, lugar para o qual Paulo retornou, depois de sua primeira viagem missionária.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
A epístola foi escrita aos cristãos da Galácia (Gl. 1:2), esses cristão pertenciam às igrejas do Sul da Galácia fundadas na primeira viagem missionária de Paulo (incluindo Icônio, Listra e Derbe) e os cristãos de toda parte.
Esta carta não foi direcionada a nenhum grupo restrito de crentes; ela provavelmente circulou por diversas igrejas da Galácia.


VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl. 5:1).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
A epístola encerra com os últimos conselhos de Paulo que mais uma vez afirma que a circuncisão não tem nada a ver com a salvação, pois o que salva mesmo é a fé em Jesus Cristo e esse crucificado em favor de todos. Ele se despede com palavras duras, não porque não ame os gálatas, mas exatamente porque ele quer que a paz e a misericórdia de Deus estejam sempre com eles. Por fim, Paulo termina a carta com um adeus carinhoso, e decretando a benção apostólica sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário