Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Epístola de Paulo a Filemom

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
De todas as epístolas de Paulo, esta a Filemom é a mais breve e pessoal, a única escrita inteiramente de seu próprio punho. Paulo estava na prisão. O fato de Onésimo voltar com Tíquico para Colossos faz supor que esta carta foi escrita na mesma data que a carta aos Colossenses. Filemom parece ser membro importante da igreja de Colossos, talvez o líder do grupo que se reúne em sua casa.
Cristo veio como o grande destruidor de barreiras, derrubando a divisória do pecado que nos separava de Deus e desfazendo as barreiras que nos afastavam uns dos outros. Sua morte e ressurreição abriram caminho para a vida eterna, a fim de conduzir todo aquele que crê para a família de Deus.
A verdade que transforma vidas forma o cenário para Filemom. É uma carta de recomendação em favo de Onésimo, um escravo que fugiu do seu patrão Filemom. Foi para Roma, onde conheceu o apóstolo Paulo, que estava na prisão, e acabou se convertendo ao cristianismo.
Então Paulo escreve a Filemom e lhe reapresenta Onésimo, explicando que o está enviando de volta, não apenas como um escravo, mas como um irmão. Com habilidade, Paulo pede que Filemom aceite e perdoe seu irmão.
Paulo demonstra que as relações dentro da igreja cristã devem ser fraternais, o apóstolo esvazia completamente o estatuto da escravidão e a desigualdade entre as classes. Em Cristo todos são irmãos, com os mesmo direitos e deveres. E só Cristo é o Senhor.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Paulo queria interceder a favor de Onésimo e pedir a Filemom que perdoasse o escravo fugitivo. Segundo a lei romana, o furto envolvia a pena capital. Paulo pediu a Filemom que acolhesse Onésimo de volta como irmão em Cristo e até mesmo se ofereceu para restituir o dinheiro furtado. A epístola é uma perfeita jóia de cortesia, tato, delicadeza e generosidade. O ponto culminante da epístola é o apelo que Paulo faz a Filemom para que este aceite Onésimo como se fosse ele mesmo.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Data-se da mesma época que a epístola aos Colossenses, por volta de 60 d.C., na ocasião em que o apóstolo Paulo estava encarcerado em Roma e escreveu as cartas da prisão.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Há uma estreita ligação entre esta epístola e Colossenses. Onésimo devia acompanhar Tíquico até Colossos. Aqueles que enviam saudações nessa epístola as enviam também no final da epístola aos Colossenses. Igualmente, Timóteo é mencionado no versículo introdutório de cada uma das cartas. Deve estar claro, portanto, que Colossenses e Filemom foram escritas no mesmo local e pela mesma ocasião. Já foi concluído que Colossenses foi escrita de Roma, durante o seu encarceramento. Isto, portanto, vale também para Filemom, que fora escrita de Roma assim como Colossenses.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
“Paulo prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro, e à igreja que está em tua casa:” (Fm. 1:1-2).
É uma epístola pessoal direcionada a Filemom, provavelmente um membro rico da igreja de Colossos, que mantinha a igreja em sua casa; e a todos os crentes em Cristo Jesus.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que retivesses para sempre, não já como servo; antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor” (Fm. 1:15-16).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
O amor que Paulo tinha por Onésimo era genuíno. Ele encerra essa epístola demonstrando o seu amor e garantindo pessoalmente o pagamento por quaisquer bens roubados ou erros pelos quais Onésimo pudesse ser responsabilizado.
Depois ele demonstra o seu desejo de ver a todos, manda saudações de seus companheiros de prisão e cooperados no Evangelho, e encerra com a benção apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário