Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Epístola de Paulo aos Colossenses

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
A igreja de Colossos foi fundada na terceira viagem de Paulo, durante seus três anos em Éfeso, mas não pelo próprio Paulo, mas por Epafras. Arquipo também exerceu ministério frutífero. Filemom era membro ativo dessa igreja, como também Onésimo.
Colossenses é uma epístola de conexões. Escrevendo da prisão de Roma, Paulo combateu falsos ensinos que haviam se infiltrado na igreja de Colossos. O problema era o sincretismo religioso, combinar idéias de outras filosofias e religiões com a verdade cristã. A heresia resultante mais tarde se tornou conhecida como gnosticismo, enfatizando o conhecimento especial e negando a Cristo a condição de Deus e Salvador.
Para combater esse grave erro, Paulo enfatizou a divindade de Cristo e sua morte sacrifical na cruz pelos nossos pecados. Somente estando conectado com Cristo pela fé alguém pode ter a vida eterna. E somente por meio de uma conexão contínua com Ele alguém pode ter poder para viver. Paulo enfatiza também as conexões dos crentes uns com os outros como o corpo de Cristo no mundo.
Só a renovação em Cristo pode derrubar as barreiras entre os homens, dando origem a novas relações humanas, radicalmente diferentes daquelas que costumam existir na sociedade.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Essa epístola foi escrita para enfatizar a divindade e a plena suficiência de Cristo, em contraste com o vazio da filosofia humana. Nessa epístola Paulo ainda encontra outras razões para escrever: louvar a fé e o amor dos colossenses, reconhecer o furto dos trabalhos deles, e elogiar a firmeza deles na fé em Cristo. Além, de combater, a insidiosidade dos falsos ensinos, com medidas rigorosas.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Paulo estava na prisão em Roma quando escreveu essa epístola, o que nos cabe argumentar que a data mais provável e aceita é 59-61/62 d.C., pois se trata de uma das epístolas da prisão, como se é conhecidas (Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom).

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Na ocasião, o apóstolo Paulo estava na prisão quando a epístola aos Colossenses foi escrita. Concluímos, já em outras epístolas que as epístolas da prisão foram todas escritas de Roma; Filipenses, na ocasião imediatamente antes do julgamento real e, as outras três, em algum momento mais cedo.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
“aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos...” (Cl. 1:2). Foi escrita a Igreja de Colossos, uma cidade na Ásia Menor, e a todos os crentes em todos os lugares.
VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade” (Cl.2:9,10).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo termina a epístola com comentários pessoais sobre as associações cristãs comuns dos irmãos naquela cidade, fornecendo uma lição viva das conexões do corpo de Cristo. Como costuma fazer no fim de suas epístolas, Paulo cita por nome várias pessoas e também fala das pessoas que estão com ele, depois se despede com uma saudação e encerra com a benção apostólica, marca do apóstolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário