Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses

I TESSALONICENSES

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Essa epístola é provavelmente a mais antiga das epístolas de Paulo ainda existentes, enviada com o intuito de encorajar o crescimento cristão dos novos convertidos da igreja de Tessalônica e de dirimir dúvidas levantadas, principalmente a respeito da Parousia de Cristo, ou seja, a Segunda Vinda do Senhor.
Paulo fundou essa igreja na segunda viagem missionária. Apesar do pouco tempo que esteve com os irmãos tessalônicos, provocou grande comoção ali. Pouco tempo depois teve que fugir devido perseguição, correndo o risco de perder todo o seu trabalho desenvolvido ali, diante das inúmeras propostas que essa cidade oferece.
Paulo mesmo distante demonstra o amor que tem sobre aqueles irmãos, preocupados com a fé deles, envia diversos conselhos que irão fortalecer a vida cristã daqueles novos convertidos e firmá-los no fundamento perfeito que é Jesus Cristo. Entre esses conselhos, Paulo afirma que eles precisam olhar ativamente para Cristo e depositarem a sua confiança no Senhor que novamente ressurgirá para entregar de uma vez por toda a vitória aos seus seguidores.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
É possível encontrar várias razões para a escrita dessa carta, pois ela está rica de ensinamentos valiosos para a vida do cristão. No entanto, destacaremos as motivações principais do apóstolo Paulo a escrever essa carta.
Ele escreve para regozijar-se com seus amigos, por causa de seu amor por ele e a firmeza deles na fé; para exortar os cristãos tessalônicos a continuarem firmes e a crescerem num modo de vida que agrade a Deus, buscando a santificação; para defender o seu apostolado e caráter; e para esclarecer qualquer compreensão errada acerca da Segunda Vinda de Cristo, mostrando para eles que aqueles que estão vivos na parousia de Cristo não terão nenhuma vantagem sobre aqueles que morreram em Cristo Jesus.
Esses são os motivos principais, pelos quais, o apóstolo Paulo escreve essa epístola.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
As informações internas da epístola nos trazem uma idéia de qual período se trata a epístola. Paulo havia fundado essa igreja na sua segunda viagem missionária, por volta de 50 a 51 d.C., não passando muito tempo ali. O grupo evangelizador dirigiu-se para a Beréia, e dali partiu para Atenas. Paulo enviou Timóteo de volta a Tessalônica, enquanto ele mesmo queria ter feito isso, mais foi impedido de retornar.
Devido às muitas dúvidas surgidas em meio a esse grupo de pessoas que haviam aceitado a Cristo, Paulo então decide enviar diversos ensinamentos. Relacionando à permanência de Paulo na cidade de Corinto (At. 18:12) podemos obter uma data relativamente segura para essa questão, a única data diretamente firmada pela arqueologia para os acontecimentos do livro de Atos. Sendo assim, pode-se datar essa epístola em cerca do fim de 50 d.C. ou começo de 51 d.C.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Depois que Paulo deixou Tessalônica (At. 17:10), se dirigiu para a Beréia e depois partiu sozinho até Atenas (At. 17:15). Chegando Timóteo até Atenas, Paulo o enviou imediatamente de volta até Tessalônica, enquanto ele mesmo queria ir ter com os irmãos, mas fora impedido de retornar. A menção de Paulo à Acaia, em (I Ts. 1:7), indica que ele se encontrava naquela região quando escreveu essa epístola, isto é, achava-se em Corinto, uma das principais cidades da região. Quando Timóteo lhe foi encontrar na cidade de Corinto, trouxe um relatório da situação que a igreja Tessalônica se encontrava, o que motivou Paulo a escrever a epístola daquele lugar.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
Essa epístola foi escrita para os tessalonicenses, eram a maioria, ou todos, eles não-judeus, isto é, pagãos. Eles deixaram os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro (1:9). Por isso, também foram perseguidos pelos seus patrícios.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (I Ts. 4:16-18).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
A epístola termina com o apóstolo pedindo oração pela sua vida, mostrando que Paulo sentia necessidade das orações de seus amigos e irmãos em Cristo Jesus. Depois propõe que os irmãos se saúdem com ósculo santo, o beijo era uma forma aceita de saudação afetuosa em várias áreas da vida antiga. Era uma marca da união em Cristo.
Paulo ainda recomenda por meio de uma súplica solene, que todos leiam a epístola, e que todos os santos em Cristo Jesus a leiam. Essa ênfase que ele dá de que todos devem ler, pode indicar que ele esteja pensando em uma reunião com todos os membros da igreja.
A carta é encerrada, como de costume paulino, com a benção apostólica, levando os leitores para o coração do evangelho de Paulo, à Pessoa de Jesus Cristo como Senhor e a fonte do amor divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário