Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios

II CORÍNTIOS

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Paulo lutou constantemente contra aqueles que enganam o povo de Deus e entregou sua vida a divulgação das Boas Novas nas partes mais distantes do mundo. Durante suas viagens missionárias, entre outras, ele proclamou o genuíno e eficaz Evangelho, pregando Cristo e esse Crucificado e Ressuscitado dentre os mortos, as pessoas se convertiam e, assim, as igrejas eram uma a uma estabelecida.
Porém, os novos convertidos eram pressas fáceis para os falsos mestres e falsos ensinos. Esses eram uma ameaça constante para os novos crentes, para o Evangelho e para a igreja primitiva. Por isso, Paulo teve que despender muito tempo advertindo e corrigindo estes novos cristãos.
A igreja de Corinto era frágil, cercada de idolatrias e de imoralidade de todos os gêneros, seus membros enfrentavam uma luta constante que envolvia a fé e o estilo de vida cristã. Ele então escreve defendendo o seu apostolado, pois sabia que os crentes de Corinto haviam recebido as suas palavras anteriormente e que estavam começando a amadurecer na fé.
Paulo afirma que é necessário submeter-se a verdade da Palavra de Deus e se preparar com todas as ferramentas para combater e rejeitar os falsos ensinos.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Foi escrita pelo que parece, principalmente para vindicação do apostolado de Paulo, bem como lembrar que o tendo ele mesmo como fundador dessa igreja, ele possuía algum direito de emitir seu parecer sobre o modo de ela ser dirigida.
Outros motivos eram a refutação dos falsos ensinos disseminados em meio à igreja; mostrar o sentido da verdadeira espiritualidade; sua alegria pelo crescimento espiritual dos crentes de Corinto expressando total reconciliação entre eles; a coleta para a igreja de Jerusalém; e ainda uma repreensão contra os insubordinados e desobedientes.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Na sua terceira viagem missionária, Paulo passou três anos em Éfeso (54-57 d.C.). Na primavera de 55 d.C., enquanto ainda estava em Éfeso, Paulo escreveu I Coríntios. Pouco depois, houve grande tumulto entre os populares e Paulo quase perde a vida.
Partindo de Éfeso, Paulo entra na Macedônia a caminho de Corinto. Enquanto se encontra na Macedônia, no verão e outono de 55 d.C., Paulo visitou igrejas na região de Filipos e de Tessalônica, em meio a muitas lutas e sofrimentos. Depois de esperar durante um longo período de tempo por noticias de Corinto, Paulo encontrou-se com Tito, que viera de Corinto com o relato que sua epístola surtira um bom resultado. Com base nessas informações, podemos inferir com segurança que a segunda epístola aos Coríntios não pode ter sido escrita antes do fim de 54 d.C.
II Coríntios, segundo estudiosos é uma fusão de mais de uma epístola, onde a primeira parte dessa epístola fora escrita no fim de 54 d.C. ou início de 55 d.C., depois que Paulo partira de Éfeso, quando estava na Macedônia, onde encontrou-se com Tito; e a outra parte da epístola fora escrita algum tempo mais tarde, se transformado assim, em uma única epístola.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Quando Paulo partiu de Éfeso, passou por Trôade, chegando até a Macedônia. Enquanto permaneceu na Macedônia, Paulo visitou muitas igrejas na região de Filipos e de Tessalônica. Depois de esperar por um longo período de tempo respostas acerca de Corinto, se encontrou com Tito que lhes trouxe informações dessa igreja, onde alguns líderes dessa igreja ainda negavam ser Paulo genuíno apóstolo de Cristo. Foi então que Paulo escreveu essa carta e enviou por meio de Tito.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
Paulo identifica os seus leitores como “à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia” (II Co. 1:1)
Como já vimos em I Coríntios, essa igreja era composta de muitos povos, judeus convertidos ao cristianismo, pagãos e gentios. Pois a cidade de Corinto era um grande centro comercial, que abrigava e recebia pessoas de diversas nacionalidades e crenças.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” (II Co. 5:14-15,20).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo termina a segunda epístola aos Coríntios, demonstrando o desejo que tem de ver esses crentes maduros na fé e bem fundamentados no Evangelho de Cristo, como verdadeiros irmãos em Cristo Jesus. É preciso retirar do meio do povo cristão, toda inveja, ira, porfia, mexericos, e tantas outras coisas que são prejudiciais ao corpo de Cristo.
No final, Paulo recomenda que eles busquem a cada momento a perfeição de em Cristo Jesus e os saúda, se despedindo com a famosa benção apostólica, que inclui a Santíssima Trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário