Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios

I CORÍNTIOS

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Os seguidores de Cristo são novas criaturas em sua pessoa, nascidas de Deus e interiormente transformadas, com valores e estilos de vida que confrontam o mundo e colidem com a moral normalmente aceita pelos não-crentes.
Os cristãos de Corinto lutavam contra o meio em que viviam. Cercados pela corrupção moral, sexual e por todos os pecados concebíveis, sentiam a pressão para se adaptar. Sabiam que eram livres em Cristo. A fé dos cristãos estava sendo provada no recipiente da imoral Corinto, e alguns deles estavam falhando na prova.
Paulo ouviu falar das lutas de Corinto e escreveu esta epístola para tratar dos problemas daquela igreja, sanar divisões e responder às perguntas dos crentes coríntios. Ele enfatizou a mensagem clara e simples do evangelho em torno do qual todos os crentes deveriam se reunir, explicou o papel dos líderes da igreja e os exortou a crescerem em sua fé.
Nessa epístola Paulo confronta os irmãos de Corinto com os pecados e negligencias deles. Ele alerta todos os cristãos para serem cuidadosos, não se misturarem com o mundo e aceitarem seus valores e estilos de vida. É preciso viver centrado em Cristo, inculpáveis, vivendo no amor que faz diferença.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Na presente epístola, Paulo responde a diversos questionamentos levantados, como: as divisões entre os membros da igreja, a imoralidade, os litígios judiciais de uns contra os outros e práticas impróprias na ceia do Senhor. Trata também de falsos ensinos a respeito da ressurreição do corpo e encoraja a igreja de Corinto a fazer donativos para o sustento dos crentes judeus pobres de Jerusalém.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
O período em que Paulo permaneceu em Corinto, em contraste com suas visitas a outras regiões e localidades, pode ser determinado com grande precisão. Em Atos 18:2, relata a chegada de Priscila e Áquila em Corinto, o que acontecera por volta de 49 d.C.
Provavelmente Paulo chegou até Corinto na primavera de 50 d.C., tendo partido dali no outono de 51 d.C. Em conseqüência disso, pelo menos sabemos que a primeira epístola aos Coríntios foi escrita algum tempo depois disso.
Quanto à data da escrita, não se é difícil determinar, pois se é pouco questionado, e as fontes históricas que se possuí facilita aceitar a data que é mais contundente a realidade da epístola. É de consenso da maior parte de pesquisadores e estudiosos, que Paulo tenha escrito essa epístola por volta do inicio de 55 d.C, na ocasião da sua estadia em Éfeso, que já perdurava por volta de dois anos e meios, algo que aconteceu pouco antes do Pentecoste.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Não se existem muitas dúvidas quanto à localidade da escrita de I Coríntios, pois as evidências internas da carta dão respostas quanto a isso, conforme nos mostra I Co. 16:7,8 “Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar com vocês algum tempo, se o Senhor permitir. Ficarei, porém, em Éfeso até o Pentecoste”.
Essa passagem deixa clara a localidade da escrita da epístola, não sendo necessário tentar procurar outros possíveis locais, pois o apóstolo Paulo já o identifica na epístola.
PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
Paulo identifica os seus leitores como “santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (I Co. 1:2).
Essa igreja era composta de muitos povos, judeus convertidos ao cristianismo, pagãos e gentios. Pois a cidade de Corinto era um grande centro comercial, que abrigava e recebia pessoas de diversas nacionalidades e crenças.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais inteiramente unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer” (I Co. 1:10).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
A epístola termina com algumas questões pessoais. Primeiro Paulo fala acerca da coleta a favor dos crentes pobres de Jerusalém; o primeiro dia da semana é estabelecido para a adoração cristã; depois Paulo faz diversas recomendações pessoais, entre elas a possibilidade de Timóteo ir até eles, ao qual, deverá ser bem recebido, pois é um cooperador na obra do Senhor; por fim, a epístola traz várias saudações dos irmãos em Cristo e do próprio apóstolo Paulo, encerrando-se como de prática, com a benção apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário