Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Epístola de Paulo aos Filipenses

FILIPENSES


BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
A igreja de Filipos trata-se da primeira igreja que Paulo fundou na Europa, na segunda viagem missionária, por volta de 51 d.C. (At.16). Lídia e o carcereiro de Filipos estavam entre os convertidos. Lucas, o médico, autor de um dos evangelhos e de Atos dos Apóstolos, foi seu pastor durante os seis primeiros anos.
É possível que Filipos fosse a cidade natal de Lucas, onde praticava a medicina. Por certo, Lucas participou do aprimoramento do caráter da igreja de Filipos, a qual, pelo que sabemos, era uma das igrejas mais puras do Novo Testamento.
Essa epístola é a que mais representa a felicidade e alegria de Paulo. A igreja estabelecida naquela cidade da Macedônia havia sido um grande estímulo para Paulo. Os crentes filipenses haviam experimentado um relacionamento especial com ele. Portanto, Paulo enviou-lhes uma expressão pessoal de seu amor e afeto. Filipenses é também um livro sobre a alegria porque enfatiza a verdadeira alegria da vida cristã.
Durante sua vida, dedicada à obra de Cristo, Paulo havia enfrentado a extrema pobreza, a abundante riqueza e tudo o mais que pode acontecer entre uma e outra. Chegou até mesmo a escrever essa epístola tão cheia de alegria estando em um cárcere.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Foi escrita para agradecer aos Filipenses pela oferta que lhe haviam enviado; anunciar a visita de Timóteo a Filipos e explica a volta imprevista Epafrodito; advertir a igreja sobre a divisão causada pelo espírito de competição e egoísmo de alguns; prevenir a igreja contra os pregadores judaizantes, que põem a salvação na circuncisão e na observação da Lei; relembrar os cristãos de Filipos que a autenticidade do Evangelho, anunciado e vivido, está na cruz de Cristo.
O apóstolo Paulo mostra que a salvação só depende de Jesus Cristo. É Jesus que feito homem e morto em uma cruz, recebeu do Pai o poder de dar aos homens a salvação. Esta epístola, portanto, fornece o critério para que uma igreja cristã saiba reconhecer o verdadeiro Evangelho e quais são os pregadores autênticos.


DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Como já vimos na epístola de Paulo aos Efésios, Filipenses foi escrita no tempo em que Paulo esteve encarcerado em Roma, durante dois anos de prisão domiciliar, o que nos implica datar essa epístola entre os anos de 59-61/62 d.C.
LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Como já foi discutido anteriormente na epístola de Paulo aos Efésios, essa epístola juntamente com Efésios, Colossenses e Filemom, foram escritas de Roma, quando Paulo esteve aprisionado em domicilio.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
“... A todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:” (Fp. 1:1). Os filipenses eram uma colônia romana. Isso quer dizer que eles eram cidadãos romanos e gozavam de todos os privilégios de cidadãos de Roma. A epístola é direcionada também aos líderes de Filipos e aos cristãos em geral.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos!” (Fp. 4:4).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo encerra a epístola agradecendo o amor e a contribuição dos filipenses, que tanto contribuíram para a obra do Evangelho. Paulo compara essa oferta como um sacrifício oferecido a Deus, sacrifício que Deus aceita e lhe agrada. Como é costumeiro, Paulo termina sua epístola mandando saudações e dando a benção apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário