Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Epístola de Paulo aos Efésios

EFÉSIOS

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Em três corajosas viagens missionárias Paulo e seus companheiros fundaram assembléias locais em inúmeras cidades gentílicas. Uma das igrejas mais proeminentes foi a de Éfeso, fundada no ano de 53 d.C., na viagem de retorno de Paulo a Jerusalém. Mas o apóstolo visitou essa igreja um ano mais tarde, em sua terceira viagem missionária. E lá permaneceu durante três anos pregando e ensinando com grande eficiência.
Paulo escreveu essa epístola à igreja em Éfeso e a enviou por Tíquico. Ela não foi escrita para combater heresias ou enfrentar qualquer problema específico. Ao contrário, trata-se de uma carta de encorajamento na qual Paulo descreve a natureza e a estrutura da igreja, e desafia os crentes a agirem como representantes do corpo de Cristo na terra.


PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Paulo dedicou sua vida a ensinar os gentios que estes podiam ser cristãos sem se converter ao judaísmo. Essa doutrina desagradava os judeus em geral, que consideravam a lei mosaica obrigatória para todas as pessoas e tinham muito preconceito contra quaisquer gentios incircuncisos que ousassem chamar-se de discípulos do Messias dos judeus.
Embora Paulo ensinasse os cristãos gentios a permanecerem inabaláveis e irremovíveis como rochas na liberdade que tinham em Cristo, contudo, que não tivessem preconceitos contra os companheiros cristãos judeus, mas que os considerassem irmãos em Cristo.
Ele escreveu para ensinar a cerca da unidade, de que a igreja é uma só, com judeus e gentios unidos em Cristo Jesus. Fortalecer a fé cristã dos crentes de Éfeso e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Efésios é uma das quatro epístolas da prisão que Paulo escreveu durante o seu primeiro encarceramento em Roma no período de 59-61/62 d.C. Ele escreveu essa epístola, durante os dois anos quando esteve morando como prisioneiro em sua própria casa alugada.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Sabe-se que Efésios, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemom são as epístolas da prisão, escritas todas de Roma, na ocasião do encarceramento do apóstolo Paulo.
Contudo, muitas teorias têm sido proposta para a localidade da escrita. Alguns estudiosos dizem que Paulo escreveu essas epístolas da cidade de Éfeso ou de Cesaréia, uma vez que, Paulo ficou preso em Cesaréia por dois anos e o termo pretório, poderia significar a guarda de Herodes (At. 23:35).
No entanto, a localidade mais aceita para a escrita de Efésios é Roma, onde Paulo estava preso em domicílio, sobre a vigilância da guarda romana, de onde, Paulo pode enviar Timóteo e Epafrodito.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
Foi escrita para a igreja em Éfeso e aos crentes em Cristo em toda a parte. Essa expressão em Éfeso, que se referem ao local da residência de seus leitores originais, não se encontra nos manuscritos mais antigos, por isso, alguns vão identificar a igreja de Laodicéia como a possível destinatária da epístola.
No entanto, é mais provável que essa epístola tenha sido escrita como uma epístola circular, dirigida a diversas igrejas locais da Ásia Menor, nas vizinhanças gerais de Éfeso.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef. 4:4-6).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo encerra a epístola recomendando que os cristãos estejam revestidos das armas espirituais de Deus, para combater firmemente as forças espirituais do mal, guerreando dia após dia contra o pecado. Ele informa que está enviando seu companheiro Tíquico, que daria mais noticias a respeito da situação do apóstolo, saúda a todos e encerra com a benção apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário