Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Epístola de Paulo a II Timóteo

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
II Timóteo é uma das três cartas do apóstolo que faz parte, das chamadas cartas pastorais, chamadas assim por estarem estreitamente relacionadas, em sua estrutura, fraseologia e propósitos, que não podem ser encaradas como unidades separadas.
Na ocasião Paulo estava enfrentando a morte, naquele que seria o seu último encarceramento. Condenado como um seguidor de Jesus Cristo. Paulo sabia que logo seria executado, e por isso passa o bastão da liderança para seu filho amado Timóteo, lembrando-o que era verdadeiramente importante, e encorajando-o a fé.
Essa carta, fora também usada para combater modificações debilitantes e pervertidas, mostrando que existe uma verdade a ser promovida, e erros a serem corrigidos, e que o Senhor Jesus Cristo se acha no centro dessa verdade.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Essa epístola foi escrita porque era necessário que se designasse os últimos desejos e conselhos do apóstolo Paulo concernente ao Evangelho de Cristo. Então ele escreve para fazer Timóteo saber qual é a situação em que ele se encontra e para pedir-lhe que vá a Roma. Aproveita a ocasião para advertir contra falsos ensinos. Além disso, o apóstolo Paulo relembra os próprios sofrimentos e experimenta o conforto de ter combatido o bom combate da fé. Recomenda Timóteo a não se envergonhar do Evangelho de Cristo, mas proclamá-lo com integridade; tomar cuidado com as palavras vãs de falsos mestres que aparecerão; e a se manter perseverante, mesmo que deva sofrer junto com ele por causa do Evangelho de Cristo.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Paulo escreve a carta consciente de que seu tempo de vida está quase no fim, “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado” (II Tm. 4:6). A tradição e interpretação dos textos bíblicos estão de acordo que Paulo está encarcerado e tem diante de si a expectativa de em breve ser executado.
Aqueles que negam a autoria Paulina de II Timóteo datam a escrita em algum espaço de tempo do século dois, porém, essa hipótese é pouco provável.
Sendo assim, a carta provavelmente foi escrita em meados da década de 60 do primeiro século. Se levar em consideração a declaração de Eusébio a cerca do martírio de Paulo por volta do ano 67, então temos uma data na qual podemos dizer que II Timóteo foi escrito nesse ano ou no ano anterior. A epístola de Clemente, escrita pouco antes de 200 d.C, declara que Paulo foi preso novamente, por volta do ano 67 d.C., na Macedônia, e foi enviado a Roma, onde escreveu a sua última Epístola, a de Segunda Timóteo, sendo executado como mártir na primavera de 68 d.C.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
Paulo estava encarcerado pela última vez. Segundo estudiosos a prisão era Roma, para qual ele foi levado após ser preso. Não tinha as regalias da primeira prisão que ficou em domicilio, dessa vez estava em uma masmorra fria, aguardando a morte.
Sabe-se que essa prisão em Roma não era aquela relatada em Atos, uma vez, que Timóteo e Marcos estavam com ele quando escrevera aos Colossenses, geralmente se aceita que essas duas cartas foram escritas de Roma, em sua segunda prisão.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
“a Timóteo, meu amado filho...” (II Tm. 1:2).
As evidências internas da carta e a maior parte dos historiadores, não deixam dúvida que II Timóteo fora direcionada por Paulo ao seu leal companheiro e fiel colaborador Timóteo. Esse ajudou o apóstolo Paulo constantemente em seu trabalho missionário. Desde o primeiro momento foi estabelecido um forte elo de intimidade entre os dois, nunca quebrado, de amizade e de confiança.
É perceptível observar, que ainda que essa carta tenha sido direcionada ao jovem Timóteo como crente individual, é muito provável que essa epístola, como também 1 Timóteo e Tito, tenha um desígnio instrutivo para qualquer crente que aspire à liderança na igreja, para que saibam quais as qualidades e os deveres que se esperam dele.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneje bem a palavra da verdade” (II Tm. 2:15).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo conclui a epístola com pedidos pessoais e informações. Nestas palavras finais, ele revela sua solidão e seu forte amor por seus irmãos e irmãs em Cristo.
Mesmo em meio a calamidade da morte, Paulo se mostra confiante, afirmando sua convicção na vida eterna. Depois disso, envia saudações de alguns cooperadores do Evangelho, pede que ele vá até Roma para que o veja e encerra a epístola com a benção apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário