Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Epístola de Paulo a Tito

BREVE INTRODUÇÃO DA EPÍSTOLA
Tito e I Timóteo tratam de problemas idênticos. O evangelho foi anunciado pela, as comunidades foram iniciadas, vidas foram transformadas. Mas Paulo sabia que a igreja devia ser edificada em Cristo, não em qualquer outra pessoa. O apóstolo sabia que no final não estaria presente para edificar, encorajar, disciplinar e ensinar. Então treinou jovens pregadores para que assumissem a liderança de igrejas após sua partida. Paulo os exortou a centrarem suas vidas e sua pregação na Palavra de Deus, e a treinar outros para que o ministério tivesse continuidade.
Tito era um crente grego. Ensinado e disciplinado por Paulo, permaneceu diante dos líderes da Igreja em Jerusalém como um exemplo vivo do que Cristo estava fazendo entre os gentios. Foi um dos confiáveis companheiros de Paulo em suas viagens missionárias e um de seus amigos mais íntimos. Mais tarde tornou-se embaixador especial de Paulo e no final, o supervisor das Igrejas em Creta.
Nesta epístola Paulo exorta Tito a ser um bom exemplo de um crente maduro e a ensinar com coragem e convicção. Discute as responsabilidades gerais dos crentes na sociedade e lembra-o de evitar discussões que ocasionem divisões.
Como bom despenseiro de Cristo, Tito deverá fechar a boca de falsos mestres, ensinando, praticando e fazendo praticar a sã doutrina.

PORQUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA?
Esta epístola fora escrita de imediato para pedir a Tito que se encontra-se com Paulo em Nicópolis. Mais ainda, para encorajar Tito a cumprir a tarefa que o apóstolo deixou para ele realizar na ilha de Creta, também, para demonstrar a vontade salvadora de Deus e a salvação gratuita trazida por Cristo. Além do mais Tito, deve formar presbíteros que ensinem e vivam a sã doutrina.

DATA EM QUE A EPÍSTOLA FOI ESCRITA
Assim como I Timóteo, Tito foi escrita entre o primeiro e o segundo encarceramento de Paulo em Roma, portanto, fora escrita por volta de 64-65 d.C.

LOCAL EM QUE FOI ESCRITA
O local também é semelhante a I Timóteo, e pela data em que fora escrita, acredita-se os estudiosos que o lugar de escrita é mesmo a Macedônia, a qual, Paulo visitou após ser solto da sua primeira prisão em Roma.

PARA QUEM FOI ESCRITA A EPÍSTOLA
“a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum...” (Tt. 1:4). Esta epístola foi direcionada a Tito, um grego convertido ao cristianismo através do ministério de Paulo, e que mais tarde tornou-se um fiel companheiro e discípulo do apóstolo, cooperando com o Evangelho de Cristo, tornando-se representante oficial de Paulo na ilha de Creta, e todos os crentes, em todos os lugares.

VERSÍCULO PRINCIPAL DA EPÍSTOLA
“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei instruí” (Tt. 1:5).

COMO TERMINA A EPÍSTOLA
Paulo encerra dizendo que qualquer pessoa que seja deve ser advertida se estiver causando uma divisão que ameace a unidade da igreja. Uma pessoa que não admite ser corrigida deve ser excluída da comunhão.
Depois Paulo dá as suas últimas recomendações particulares acompanhada com saudações e, por fim, se despede com uma curta benção apostólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário