Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trilhando os passos de Jesus


Trilhando os passos de Jesus

O Evangelho já não é tão vergonhoso assim para as pessoas, na era da pós-modernidade, virou modismo afirmar: “Eu sou cristão”; “Eu sou evangélico”; “Eu sou crente”; “Eu pertenço a igreja fulano de tal”... Mas qual o verdadeiro significado e caminho na afirmação: Eu sou discípulo de Jesus? Qual a virtude ou disposição que devo ter para seguir a Jesus? Que exigências o Senhor requer de cada um de nós para que sejamos verdadeiramente seus seguidores?

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).

Para sermos seguidores de Jesus, precisamos ter disposição para irmos até Ele. Ir após Jesus, é tracejar os seus passos, é está disposto a sofrer e se for preciso até mesmo morrer por Ele e pelo seu Evangelho. Jesus não prometeu um caminho apenas de facilidades, nem tão pouco enganou o homem com um mundo terreno cheio somente de promessas de vitórias financeiras, como muito se tem ouvido, através das campanhas intituladas como: “A restituição da prosperidade”, “Vitória Financeira”, “Recebendo o que é seu financeiramente”, “Prosperidade e libertação financeira”, e tantas outras campanhas que sufocam o genuíno e poderoso Evangelho de Cristo, satisfazendo apenas os desejos e egos dos homens, mas que estão matando-os espiritualmente. Segundo Willian Barclay: “Jesus não veio para tornar fácil a vida, e sim para tornar grandes os homens”.
Ser um verdadeiro discípulo de Jesus é muito mais que ser “próspero”, é algo que exige de cada um requisitos e atributos que somente um verdadeiro cristão está disposto a cumprir. Porque exige do homem a auto-negação, o humilhar-se, o reconhecer do senhorio e da dependência que o mesmo tem de Cristo Jesus.
Negar-se a si mesmo, é dizer não aos seus prazeres e vontades, quando esses não estão de conformidade com aquilo que Deus tem determinado para você; é seguir o exemplo de Jesus, que por um momento abriu mão da sua glória, negando-se a si mesmo, se humilhou até a morte e morte de cruz, para que através da sua vergonha, fossemos por Ele salvos do pecado e da morte; é o renunciar o nosso egoísmo, que muitas vezes tem impedido de vermos e seguirmos os passos de Jesus, por que estamos centralizados no mundinho que nós mesmos criamos, acomodados pelo conforto de nossas vidas. Negar-se a si mesmo, é compartilhar na vida do nosso semelhante à compaixão, a misericórdia, o amor, que Jesus nos ensinou; é abrir mão muitas vezes daquilo que me dá prazer e conforto, a fim de ver, o meu próximo feliz; é dizer sim a Jesus, sem nenhum medo ou receio, fazer aquilo que Paulo nos ensina em Gálatas 2:20 “Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim”, é confiar sua vida e se deixar ser conduzido e controlado plenamente por Jesus.
Seguir a Jesus exige o carregar a cruz. Que cruz é essa que necessitamos carregar? Será um artefato de madeira grande e pesada que Jesus exija que nós caminhemos com ela? Sem dúvida não é disso que o texto está dizendo, mas sim o compartilhar da vergonha da cruz. Por que a morte de cruz, na época de Jesus, era a pior punição aplicada pelos romanos. “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gl. 3:13). Jesus se fez maldição por nós, Jesus se humilhou por nós, Jesus sofreu por nós, Jesus fez tudo por nós. E você o que tem feito por Ele?
O que mais preocupa, é saber que a maioria daqueles que se dizem ser “cristãos”, na verdade não tem coragem de assumir uma postura de um seguidor de Jesus em meio a uma sociedade corruptível e infiel dos tempos pós-modernos. Não estão dispostos a passar pela vergonha da cruz, não estão dispostos a pagar o preço, não estão dispostos a humilhar-se. Paulo disse: “Quando estou fraco, ai é que estou forte”, porque ele sabia que a sua fraqueza era transformada em força e fortaleza por Aquele que Nele habita, Jesus Cristo.
O seguidor de Jesus, que nega-se a si mesmo, que não se envergonha de carregar a sua cruz, verdadeiramente segui a Ele. “Portanto, não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer” (Romanos 1:16).
Como discípulos de Cristo, devemos também ser seus imitadores. Faça da sua vida, um espelho que reflete a imagem gloriosa de Cristo, e deixe que esse reflexo brilhe o Poder de Deus que há em ti na vida das pessoas que necessitam da graça do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário